Frete grátis acima de R$ 200 :)
Menu

Por que é importante brincar?

Postado día 30 Setembro 2016

 

Brincar é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer criança! É quase como que uma tarefa! Quase uma obrigação!

Pela brincadeira a criança experimenta suas habilidades. Descobre o que é ou não capaz de fazer. E, quando encontra qualquer dificuldade, vai atrás de supera-la. Porque faz parte da natureza humana evoluir, desenvolver autonomia, ampliar inteligência!

 

A importância do contato concreto com o mundo

Todas as crianças nascem com um potencial para o desenvolvimento de inteligência. Mas, ele só se transforma em realidade e se expressa através da experimentação concreta que ela faz com a realidade, com o mundo que a circunda. Tocar, apertar, bater, colocar na boca, são ferramentas que a criança têm para levar adiante essa exploração. E todas elas estão presentes no ato de brincar.

Brincar é também o que nos prepara para o trabalho no mundo adulto. Não um trabalho engessado e maçante. Mas, um trabalho produtivo, útil, essencial para o desenvolvimento e manutenção da nossa espécie.  E nesse ponto é que entram os brinquedos educativos!

 

O que são brinquedos educativos?

Brinquedos educativos, como se decidiu classifica-los, são aqueles que permitem à criança autonomia e uma postura ativa no ato de brincar.  Ao contrário dos brinquedos tradicionais que permitem muito pouca interferência nesse momento. A boneca já vem pronta, com a roupa definida? Brinquedo tradicional. Ela vem em partes, permitindo que a criança treine a percepção de que pernas são membros inferiores e não podem ser usadas no lugar de braços? Brinquedo educativo.

Na tentativa e erro, a criança aprende a reconhecer padrões, classificando-os como uteis ou não. E com isso, praticam o primeiro estágio do desenvolvimento de inteligência, segundo alguns estudiosos, que é a capacidade de classificar adequadamente objetos e estratégias. Isso já está parecendo útil na sua atividade adulta do dia a dia ? Além disso, a tentativa e erro treina o controle da frustração e a determinação na busca do resultado almejado.

 

A contribuição dos brinquedos eletrônicos

Existem também os brinquedos eletrônicos. Eles trouxeram uma complementação às brincadeiras de roda, do passado. Eles ajudam a desenvolver outras áreas da nossa capacidade criadora e adaptativa. Mas, sozinhos, não dão conta dessa tarefa tão importante. A criança precisa experimentar no mundo real, concreto. Só ao final da adolescência ela estará apta a viver e compreender a realidade virtual.

 

Brincar é coisa de se fazer em grupo!

E, por fim, brincadeira é uma coisa que se pode fazer sozinho. Mas, ela será mais criativa e transformadora se acontecer em grupo. E os pais, avós, tios, padrinhos são parceiros essenciais em se tratando das crianças pequenas. O desenvolvimento de uma boa autoestima se dá desde os primeiros momentos de vida do bebê. Ele precisa que as pessoas lhe contem como ele é apreciado, valorizado, amado. E ninguém melhor que os adultos, que fazem parte da vida de uma criança, para estimular e testemunhar cada pequeno avanço e conquista na longa jornada do desenvolvimento cognitivo e emocional dela.

Essas características estão todas presentes nos brinquedos da Kokino. Acreditamos, verdadeiramente, que toda criança carrega um potencial ótimo de inteligência a ser desenvolvido. Deixando-as livres para experimentarem, criarem suas próprias possibilidades, temos certeza de que elas exibirão suas melhores capacidades enquanto informam, ao mesmo tempo, quais suas maiores dificuldades. E também incentivamos, fortemente, a brincadeira entre crianças e adultos. Elas precisam de mentores inteligentes e amorosos que as ajudem em suas dificuldades. E eles descobrirão novos prazeres em retomar e repassar a alegria e o orgulho das inúmeras descobertas que já viveram!

0 comentários

Deixe um comentário

Fique com a gente!

Vamos te mandar só coisa boa - novidades, descontos exclusivos e felicidade 🎡